domingo, 2 de janeiro de 2011

SÉRIE: PREFEITOS DE CRUZETA

Sérvulo Pereira de Araújo nasceu no dia 27 de novembro de 1909 e faleceu no dia 14 de agosto de 1978. Era filho de Joaquim Félix de Araújo (mãe não identificada). Era natural de Acari e veio morar na Fazenda Cauassu logo na infância. Anos mais tarde casou-se com Cândida Medeiros de Araújo. Dessa união nasceram onze filhos, sendo sete homens e quatro mulheres.
Era formado em Direito e foi indicado para ser prefeito de Cruzeta por Cônego Ambrósio, e nomeado pelo Governador do Estado do RN, Dr. Sílvio Pedrosa.
Exerceu seu mandato de 01 de janeiro de 1954 a 31 de janeiro de 1955.
Anos depois, mudou-se para Natal e foi trabalhar na Assembléia Legislativa. Candidatou-se a Deputado Estadual e foi eleito, mas não quis tomar posse. Foi ainda Delegado da Ordem Social em Natal-RN.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Compra e instalação dos alto-falantes da difusora municipal.
- Ampliação do cemitério público.
- Pavimentação da parte central da cidade.
- Construção da cadeia municipal.

Dr. Sílvio Bezerra de Melo foi o primeiro prefeito Constitucional de Cruzeta, exerceu seu mandato de 31 de janeiro de 1955 a 31 de janeiro de 1960.
 Nasceu na cidade de Curais Novos-RN, a 13 de novembro de 1908. Era filho do Desembargador Tomás Salustino Gomes de Melo e de Tereza Bezerra Salustino.
Era Engenheiro Agrônomo, formado pela Escola de Agronomia de Belo Horizonte. Nessa cidade, contraiu núpcias com D. Débora Moreira, de cujo matrimônio nasceram cinco filhos, dos quais dois são cruzetenses.
Antes de exercer aqui as funções de Prefeito, Dr. Sílvio já havia morado na Estação Experimental do Seridó, como chefe daquela repartição. Foi naquela época que ele começa a prestar grandes serviços a Cruzeta, instalando uma Agência Telefônica, fazendo a arborização da Vila e construindo um lajão sobre o escoadouro do Açude Público, para facilitar o trânsito por ocasião do seu transbordamento. Além disso, foi proprietário da SAMBRA e da Fazenda Genezaré.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Construção do Matadouro Público
- Construção da caixa d’água
- Casa de Força e Luz
- Instalação do Clube de Mães e a Sociedade Educadora


Joaquim Lopes Pequeno nasceu na cidade de Acari-RN. Em 03 de setembro de 1892.
Filho do Sr. Joaquim Lopes Pequeno e de D. Tereza Brasileira de Jesus, veio para a Fazenda Margarida em 1920, quando tinha início os trabalhos de construção do Açude Público, exercendo as funções de motorista e depois de armazenista. Contraiu matrimônio com D. Jacinta Veras, que residia no Sítio Saquinho.
Tiveram apenas um filho, que morreu algum tempo depois. Criou várias sobrinhas entre elas Iracema e Josefa Brandão, Mariinha e D. Chicota, e duas filhas adotivas: Lúcia e Daluz.
Foi pai de duas filhas com outra mulher, na cidade de Acari-RN
Foi eleito prefeito Constitucional a 3 de outubro de 1959, ficando no Poder Executivo de 31 de janeiro de 1960 a 31 de janeiro de 1965.
Em Cruzeta, Povoado e Vila, Joaquim Lopes foi Delegado do Ensino e da Polícia.
Foi considerado o maior comprador de algodão da região.
Morreu do coração e tinha câncer de próstata, aos 03 de outubro de 1970.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Construção do Mercado Público
- Aquisição de verbas para a construção do prédio dos Correios e Telégrafos
- Instalação do Serviço Eleitoral

Pedro Etelvino de Góes nasceu na Fazenda Olho D’água, município de Cruzeta, aos 2 de julho de 1919 e faleceu aos 8 de agosto de 1981 na cidade de Natal, aos 62 anos de idade.
Era filho do casal João Damasceno de Góes e Maria Umbelina de Góes, sendo o 11º filho de uma descendência de treze irmãos.
Cursou o primário na Escola Isolada da Fazenda Margarida, localizada neste município. Cursou o ginásio e científico no Colégio Santo Antônio (Marista), em Natal-RN. Fez seu curso superior na Faculdade de Odontologia em Recife-PE.
Alistado no Exército Brasileiro, prestou serviço no período da Segunda Guerra Mundial, como Sargento do Exército Brasileiro. É considerado ex-combatente, por ter servido em zona brasileira.
Atuou como dentista durante 35 anos em Cruzeta e cidades circunvizinhas: São Vicente, Florânia, São José do Seridó e Acari. Treinou o sobrinho Adonias, que se tornou um excelente protético.
Dedicou-se também a educação, atuando como professor de Ciências Biológicas em Florânia e no Ginásio Ambrósio Silva, tendo sido diretor da CNEC de 1964 a 1974.
Dedicou-se à vida política: foi vereador, vice-prefeito e prefeito por duas vezes.
Casou-se com Antônia Pires Galvão (D. Antonieta). Desta união nasceram os filhos: Maria Dolores e Petrônio.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Conclusão do Mercado Público
- Início e fundação do Açude Pitombeira
- Construção da Praça João de Góes
- Construção da Agência Postal e o Grupo Escolar Joaquim José de Medeiros
- Conclusão do prédio da Associação Educadora de Cruzeta
- Construção do Grupo Escolar Joaquim Lopes Pequeno
- Criação do Setor de Educação e Cultura

Cícero Simão Bezerra foi prefeito de Cruzeta em 31 de janeiro de 1970 a 31 de janeiro de 1973. (a família não disponibilizou maiores informações sobre a vida do mesmo).

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Criação da Comissão Municipal do MOBRAL
- Criação de escolas rurais nas localidades do Rio Salgado, Pau D’arco e Olho D’água
- Construção de uma ponte sobre um dos sangradouros do Açude Público
- Construção da quadra de esporte (a qual ficava ao lado do Fórum – há muito tempo demolida, onde atualmente se encontra o prédio da Junta Eleitoral)

Sinval Azevêdo nasceu aos 20 de novembro de 1914, na cidade de Caicó. Filho de Manoel Eduardo de Azevêdo e Iluminata Bezerra da Nóbrega.
Casou-se com Violeta Bezerra da Nóbrega, aos 18 de junho de 1955, na cidade de Campina Grande-PB. Dessa união nasceram três filhos: Gorete, Francisco Eduardo (Vivim) e Sinval Júnior.
Estudou apenas o primário e trabalhou na padaria de Seu Baé como balconista até os vinte anos de idade. Em seguida, foi trabalhar na SAMRA como classificador de algodão, chegando ao cargo de gerente na cidade de Santa Luzia-PB, mas foi transferido para São Tomé para trabalhar na algodoeira onde começou sua vida pública, sendo prefeito daquela cidade. Nesse mesmo ano casa-se com Violeta, sua prima legítima.
Aposentando-se volta a residir na cidade de Cruzeta, onde continuou a sua vida de agro-pecuarista, preservando a tradição do engenho de rapadura.
Chegou a ser vice-prefeito de Dr. Pedro Etelvino de Góes. Dr. Pedro apoiou Sinval Azevêdo como candidato à Prefeitura de Cruzeta, tendo como vice-prefeito o Sr. Chico Louro.
Governou o municio entre 1977 a 1983, tendo sofrido um atentado de morte.
Faleceu no dia 12 de fevereiro de 1992.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Criação da comarca de Cruzeta
- Construção do Fórum Municipal
- Construção de Postos de Saúde nas zonas rural e urbana
- Construção do Posto Telefônico (TELERN)
- Construção da sede do Projeto Casulo (atual Secretaria de Ação Social)
- Ampliação do Cemitério Público
- Construção de pontes: na RR 082 em Cruzeta – Florânia; RN 288 – Badaruco
- Pavimentação asfáltica da RN 288 (trecho Cruzeta/ Acari)
- Instalação de uma Agência do Banco Nacional (extinto)
- Criação da Banda Marcial

Manoel Maurício de Medeiros (Medeirinho) nasceu na cidade de Cruzeta em 22 de setembro de 1941. Filho de Manoel Inácio de Medeiros e Maria Rosa da Conceição.

Em 1942 passou a residir no Sítio Todos os Santos, juntamente com seus pais e irmãos. Foram nove irmãos, mas apenas três sobreviveram; Joaquim Geraldo, Luiza Maria e Medeiros. Sua mãe nunca o deixou estudar, mas teve o cuidado de lhe ensinar as primeiras letras (carta do ABC) e um pouco das quatro operações.
Em 1951, quase aos dez anos, teve o seu primeiro dia de aula numa escola, cursando regularmente o Primário, Ginásio e o Técnico em Contabilidade. Sonhou ser engenheiro e falar mais de um idioma.
Ainda criança, passou por dificuldades, tendo que enfrentar determinadas tarefas, como subir em coqueiro, fazer tarrafa, gaiola, entre outros afazeres. Na adolescência, aos 16 anos, teve que superar a perda brusca de sua mãe. Daí, aos 21 anos passou a se envolver no trabalho mais pesado: assou xiquexique, trabalhou de alugado e foi apontador do Plano de Emergência no ano de 1958, em troca de mantimentos. Trabalhou também como balconista.
Exerceu diversas funções antes de se tornar um homem público. Prestou concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Cruzeta no ano de 1962, para Fiscal Auxiliar. Foi ainda Fiscal Geral por merecimento, Tesoureiro Interino, responsável pelo XIII Recenseamento Demográfico e também pelo Censo Agropecuário. Participou do treinamento promovido pelo IBRA para o cadastramento de Imóveis Rurais do município de Cruzeta.
Ainda foi Chefe da Unidade Municipal de Cadastramento, participando de todos os treinamentos promovidos pelo INCRA, de 1972/ 1978. Além disso, ainda foi professor no Ginásio Cônego Ambrósio Silva, Tesoureiro da Paróquia de N. S. dos Remédios, Tesoureiro da antiga CNEC e também presidente do Conselho dessa Instituição.
Do seu matrimônio com Marluce de Medeiros nasceram cinco filhos: Mauricéa, Joaquim, Maria Rosa, Paula Marilene e Ana Eloiza.
Em 1978 foi convidado a ingressar na vida pública, mas não aceitou. Em 1982, depois de muito incentivo e apelo do povo, resolveu aceitar o desafio. Foi eleito como Prefeito dessa Comarca permanecendo como administrador por seis anos, de 1983 a 1988.
Em 1993 assume o 2º mandato permanecendo até 1996.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Construção do Sistema de Esgoto Sanitário
- Construção de Sanitários Públicos
- Construção de postos de Saúde na Fazenda Cauassú e Mulungú
- Construção da Escola Thomaz Freire de Medeiros e Creche Celina Dantas Bezerra no Alto dos Remédios
- Construção de escolas na Fazenda Saquinho, Timbaúba
- Criação e instalação da Filarmônica 24 de Outubro
- Construção do Ginásio Pólo Esportivo Cruzetense “O Medeirão”
- Construção da Escola Municipal Ana Assis de Medeiros na COHAB
- Implantação da Festa Aqui Acontece São João
- Criação do Grupo de Idosos
- Dentre outras dezenas de outras criações e obras de menor impacto.


Geraldo Alves da Silva nasceu no Sítio Barro Branco, município de São José do Seridó-RN, no dia 29 de abril de 1940.
É filho de Antônio Lopes da Silva e Almira Dias da Silva, nascidos nessa região.
Estudou apenas o 1º Grau (Ensino Fundamental), mas isso jamais o impediu de crescer politicamente, tornando-se um político respeitado e admirado por todos. Carrega profundos conhecimentos e uma grande leitura de mundo.
Ainda criança, em 1948, na cidade de Jardim do Seridó, deu início à sua vida política, acompanhando o seu tio Joaquim Alves (que era político e foi Prefeito de Jardim do Seridó e Deputado Estadual).
Recebeu incentivo direto para entrar na vida pública do sogro, Sr. Francisco Inácio de Medeiros (Chico Louro) e do Sr. Pedro Etelvino de Góes.
Veio para Cruzeta em 1948 e filiou-se na UDN, depois na ARENA e PFL, vindo definitivo para o PMDB. Candidatou-se a vereador em 1964 e ganhou. Foi Vice-Prefeito por duas vezes e prefeito por três mandatos: 1989 a 1992/ 1997 a 2000/ 2001 a 2004.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Construção da Praça Pública Dr. Pedro Góes (em frente ao Clube Municipal)
- Construção da casa residencial para o juiz desta Comarca
- Reforma da Biblioteca Pública Municipal (antigo Jardim de Infância)
- Adjunto de criação do Teatro Municipal Coisas da Terra (antigo O Boca do Inferno)
- Construção de um Posto de Saúde na comunidade Rio do Meio
- Construção do Conjunto Habitacional Francisco Inácio de Medeiros
- Construção do Conjunto Habitacional Antônio Alves da Silva
- Construção do Conjunto Habitacional Vicente Vital
- Criação da Secretaria Municipal de Agricultura
- Implantação de 53 orelhões públicos
- Construção da Praça de Eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo
- Reconstrução do Parque Infantil Cícero Simão Bezerra (demolido)
- Reconstrução do Cruzeiro das Almas (em frente ao cemitério)
- Ampliação do antigo posto de saúde, tornando-se Unidade Mista de Saúde Abílio Chacon Filho
- Compra do prédio da CNEC atualmente Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva
- Construção da Pré-Escola Profª Ester de Souza Galvão (atual Secretaria de Educação)
- Construção da Praça dos ex-combatentes Francisco Adones de Medeiros
- Construção do Estádio de Futebol João Bosco de Medeiros Silva (Boscão)

José Sally de Araújo nasceu no dia 96 de novembro de 1963, no município de Acari, tendo sido registrado em Cruzeta, sendo filho do casal Sebastião de Araújo (Tico Araújo) e Srª Nazaré.
Com cinco dias de nascido foi morar na Fazenda Margarida e com dois anos de idade veio morar no Sítio Riacho do Jardim.
Aos sete anos de idade começou a estudar nessa mesma localidade e sempre foi um menino série, calmo, observador e risonho, mas não apreciava brincadeiras de mau gosto. Sempre foi um verdadeiro gênio em matemática e gostava de jogar botão e futebol.
Ajudava ao pai nas tarefas diárias, tais como tirar leite, pastorar e dar água ao gado, além de arrancar mato defronte à sua casa com um chibanque.
Aos doze anos veio morar em Cruzeta, na casa de sua avó materna Sílvia Maria de Góes, para estudar e começou a trabalhar na mercearia de seu tio, Sr. João Araújo, como vendedor. Aos treze anos seu pai abriu uma mercearia e o mesmo passou a tomar conta, junto com seu irmão Jucely.
Com quatorze anos fez um teste e passou para ser auxiliar de mestre de obras, na construção das casas da COHAB; Aos dezesseis foi estudar em Currais Novos, formando-se em Técnico Agrícola.
Aos vinte e oito anos abriu seu próprio negócio e atualmente é um empresário bem sucedido.
Casou-se com Edilene Praxedes e dessa união nasceram Sally Júnior, Sávio e Ester.
Com trinta e dois anos entrou na vida pública, sendo eleito vereador no ano de 1995, 1998 e 2001. Em 2004, candidatou-se a Prefeito, saindo vencedor, exercendo seu mandato de 2005 a 2008 e reeleito em 2009 para seu 2º mandato, indo até 2012.

OBRAS RELEVANTES DA GESTÃO:
- Criação do Centro Municipal de Educação Infantil Joaquim Lopes Pequeno
- Ampliação moderna da Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva
- Cobertura da quadra da Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva
- Construção da Escola de Inclusão Digital (COHAB)
- Duplicação com iluminação na Avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo
- Construção de 4 quiosques na Praça de Eventos
- Ampliação do Cemitério São João Batista
- Construção do Conjunto Habitacional Sebastião de Araújo
- Ampliação moderna da Escola Municipal Ana Assis de Medeiros
- Aquisição e construção dos ânticos prédios das usinas para funcionamento de fábricas de costura
- Entre outras inúmeras ações de realização com recursos próprios e convênios.

FONTE BIBLIOGRÁFICA DESTA SÉRIE: 1ª Amostragem Histórico-social de Cruzeta/RN (ENCAS).


Nenhum comentário:

Postar um comentário