quinta-feira, 19 de abril de 2012

OS TRÊS RIOS DE CRUZETA




Um rio ou flúmen é um curso natural de água, usualmente de água doce, que flui no sentido de um oceano, um lago, um mar, ou um outro rio. Em alguns casos, um rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de chegar a um outro corpo d'água. Pequenos rios também podem ser chamados por outros nomes, incluindo córrego, riacho, riachuelo, canal e ribeira. Não existe uma regra geral que define o que pode ser chamado de rio, embora em alguns países ou comunidades, um fluxo pode ser definido pela seu tamanho. Muitos nomes de rios de pequeno porte são específicos para a sua localização geográfica. Um exemplo é o termo "burn", usado na Escócia e no Nordeste da Inglaterra. Às vezes um rio é considerado maior do que um afluente, mas isso nem sempre é o caso, por causa da imprecisão na linguagem.
O rio faz parte do ciclo hidrológico. A água de um rio é geralmente coletada através de escoamento superficial, recarga das águas subterrâneas, nascentes, e a liberação da água armazenada em gelo natural (por exemplo, das geleiras).
O cruzamento dos três rios: Quimporó, Salgado e Riacho do Meio, deram origem ao nome da cidade de Cruzeta. Eles cortam as terras do município desaguando no acúde público Cruzeta, que teve sua construção entre 1920 a 1929.

RIO QUIMPORÓ
O Rio Quimporó é o maior rio de Cruzeta, o qual sua nascente começa na Serra do Cajueiro no Município de Florânia-RN. Por ser o maior, ele abastece grande parte do açúde Cruzeta mesmo sendo um rio temporário. É um rio de grande correnteza e bastante perigoso para quem tenta enfrentar suas águas, tendo relato de vários casos de afogamento. No período de cheia, o mesmo vira ponto turístico na zona rual.

RIO SALGADO
O Rio Salgado, também conhecido por Rio Quinquê, nasce no Sítio Saco da Luisa no Município de São Vicente-RN. Apesar de ser menor que o Rio Quimporó, também é um rio muito importante tanto para as pessoas que residem na zona rural quanto para o transbordamento do açúde Cruzeta.

RIACHO DO MEIO
O Riacho do Meio nasce no Município de Florânia com o nome de Rio São Jerônimo e só depois de desaguar no açúde Cauassu, na fazenda de mesmo nome em Cruzeta-RN, para para o açúde público com o nome de Riacho do Meio.

OBS: Anteriormente a junção dos três rios: Quimporó, Salgado e Riacho do Meio, formava o Rio São José onde atualmente encontra-se a bacia do açúde público Cruzeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário