segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A ARTE ARQUITETÔNICA E ARTISTICA
DA IGREJA DE N. S. DOS REMÉDIOS: CRUZETA-RN


A igreja sofreu influência de dois estilos artísticos arquitetônico: o GÓTICO (estilo arquitetónico que segundo pesquisas, é evolução da arquitetura românica e precede a arquitetura renascentista) e o ROMANO (Os conjuntos arquitectónicos seguem, geralmente, a planta basilical, uma, três ou cinco naves (geralmente três), colunas que sustentavam as abóbadas e um aspecto maciço e horizontal) constituído de três naves – a primeira que dá acesso ao altar-mor e duas secundárias que terminam com a implantação de dois andares menores.
No ano de 1986 a arquitetura artística passou por grandes mudanças. No lugar dos grandes janelões tradicionais ganhou a influência da Arte Bizantina através de lindos Vitrais.
A Matriz foi tombada pelo Patrimônio Histórico – IBGE – protegida por Lei nº 2321-5 e foi consagrada em 18 de outubro de 1987.
Em 2011, Pe. Héliton Marcone resolve adornar com maior requinte o estilo artístico da Matriz. As antigas colunas ganharam um requinte Capitel no estilo Coríntio. Pintura estilo marmorizado (pintura que imita o mármore), a base de tinta policollor ouro rico (importada de Milão).
O altar da padroeira foi totalmente modificado através de um estilo tradicional, com nicho único com base para duas imagens laterais acessórias (São José e o Coração de Jesus). Molduras em folhas de ouro. Corpos do altar no mesmo estilo das colunas e arcos do presbítero e a nave central. Tem quatro colunas na parte superior as iniciais de Nossa Senhora dos Remédios (NSR). Abaixo da imagem da Padroeira terá um painel e os detalhes de friso e ramagem. Também foi usada tinta policollor ouro rico (importada de Milão).
O presbítero ganhou reforma em granito com barra de mármore, ambão novo, a mesa eucarística continuou a mesma, pois o altar é dedicado, o mesmo foi apenas revestido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário