sábado, 12 de novembro de 2011

BIOGRAFIA/ PATRONO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
Profª. TEREZINHA DE JESUS MEDEIROS GÓES
Terezinha de Jesus Medeiros Góes nasceu no dia 11 de agosto de 1927, na Fazenda Amazonas, município de Brejo do Cruz-PB, filha do casal Francisco Bezerra de Medeiros e Ana Anita de Almeida sendo a primogênita de uma família de quinze filhos.
Com apenas um ano de idade foi adotada por seus avós maternos, Joaquim Cirilo de Almeida e Maria Francisca de Almeida. Diante disso foi morar na Fazenda Margarida situada no distrito de Cruzeta. Sua avó e mãe adotiva era professora da Escola Isolada daquela Fazenda.
No ano de 1937 ficou um tempo hospedada, em Cruzeta, na casa de seus padrinhos Joaquim Lopes Pequeno (Seu Baé) e D. Jacinta para estudar no Grupo Escolar Otávio Lamartine.
Em dezembro do mesmo ano seus avós foram morar na Fazenda Entendimento-PB a qual pertencia ao seu pai, dando continuidade aos estudos.
No ano de 1942 retornou a Cruzeta e foi morar na Fazenda Cauassú onde sua avó era professora passando a auxiliar a mesma na turma. Em meio a isto começou a dar aulas no Grupo Escolar Otávio Lamartine.
Casou-se em 09 de janeiro de 1952 com o Sr. Cícero Dedice de Góes constituindo uma família de cinco filhos.
Foi diretora do Grupo Escolar Otávio Lamartine entre 1949 à 1955.
Um de seus grandes feitos foi a pesquisa realizada sobre a fundação de Cruzeta e sobre o aspecto físico do município. Esta pesquisa deu origem ao livro “Noções de Geografia e História do Município de Cruzeta”, que até hoje serve de referência para muitos estudiosos e professores. A pesquisa em forma de livro foi efetuada nas comemorações dos cinqüenta anos de fundação da cidade de Cruzeta no ano de 1970.
Por duas vezes foi diretora do Grupo Escolar Joaquim José de Medeiros.
Atualmente, a Srª Terezinha de Jesus Medeiros Góes é viúva e reside na capital do Brasil, Brasília, mas não se esquece das boas lembranças de sua terra natal – Cruzeta.

Um comentário:

  1. Goiânia, 21 mar 2019
    Prezado(a)Colaborador(a), bom dia.
    Estou pesquisando sobre nossa região Seridó, tenho o livro da Professora Terezinha de Góes sobre aspectos de Cruzeta, e não encontrei o autor do hino religioso da Paróquia da freguesia de Cruzeta. Grato.

    ResponderExcluir