quarta-feira, 9 de novembro de 2011

BIOGRAFIA/ PATRONO DA ESCOLA ESTADUAL
JOAQUIM JOSÉ DE MEDEIROS
Joaquim José de Medeiros era bisneto do Capitão-mor dos Remédios, Sr. Manoel de Medeiros Rocha.
Nasceu na Fazenda Riacho do Jardim, a 26 de janeiro do ano de 1868 e Ra filho do Sr. Luís Geraldo de Medeiros e de D. Maria Avelina de Medeiros.
Cidadão honrado e trabalhador, de resoluções inquebrantáveis, mas sempre tomadas para o bem comum.
Desde o princípio, quando ainda não havia surgido o povoado que dera origem a cidade de Cruzeta, ele resolvia pacificamente todas as questões surgidas nesta redondeza. Foi sempre tido como chefe nesta região e depois fundador do povoado Remédios. Como fundador, continuou gozando deste privilégio, tendo em vista que não existiam autoridades como: prefeito, delegado, padre, dentre outras.
Homem de fé praticava o catolicismo. Doou generosamente ao Patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios, partes de suas terras onde hoje abriga o centro da cidade de Cruzeta. Empenhou-se de corpo e alma na campanha de criação da Paróquia, mas não teve a glória de ver a Vila passar a cidade. Não possuía grandes riquezas mas vivia independente.
De seu único matrimônio com D. Izabel Romana de Medeiros, nasceram 10 filhos.
Faleceu aos 84 anos de idade, em 18 de setembro de 1952 em sua Fazenda Riacho do Jardim, deixando para todos um exemplo honrado de chefe de família, digno cidadão e zeloso pelo bem comum.

Um comentário:

  1. Teria alguma imagem fotográfica do Sr. Joaquim José de Medeiros? Ficarei bastante agradecido em ser correspondido. Estarei a espera.

    ResponderExcluir