quarta-feira, 9 de novembro de 2011

BIOGRAFIA/ PATRONO DA ESCOLA MUNICIPAL
CÔNEGO AMBRÓSIO SILVA
A história religiosa da cidade de Cruzeta está estreitamente ligada à figura do Cônego Ambrósio Silva.
Sacerdote pernambucano nasceu a 15 de dezembro do ano de 1900, no município de Bonito.
Era filho do casal Joaquim Francisco da Silva e de Vivência de Oliveira Leite e Silva. Fez seus estudos no tradicional Seminário de Olinda. Ordenou-se no dia 02 de abril de 1927. Esta cerimônia realizou-se na capela do colégio da Imaculada Conceição em Natal/RN e foi oficiada pelo Excelentíssimo Senhor Bispo D. José Pereira Alves, pastor daquela Diocese.
Vigário de várias cidades no Rio Grande do Norte exerceu a maior parte da sua vida sacerdotal na Paróquia de Acarai. Em 21 anos serviu a Paróquia de Nossa Senhora da Guia naquela cidade, e como a ele pertencíamos, esse trabalho sacerdotal estendeu-se até Cruzeta.
Empreendeu arrojada campanha ao lado dos seus paroquianos cruzetenses, a fim de torná-la Paróquia independente e com grande glória, viu-a coroada de êxito. Fizera esta campanha andando a cavalo, e até a pé, junto aos seus amigos cruzetenses. Foi pelos sítios e fazendas, conseguindo dádivas de animais e um grande número de outros donativos. Com estas coisas ofertadas promoveu arrojado leilão, cuja renda foi suficiente para construir o patrimônio da Nov Paróquia. A generosidade do povo cruzetense foi além do que o padre esperava e com o saldo ele comprou um sito para a nova freguesia.
No dia 15 de novembro de 1954, a capela de Nossa Senhora dos Remédios foi promovida a paróquia. Criada a paróquia de NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS, padre Ambrósio, apesar de vigário de Acari, conseguiu a permissão do Bispo Diocesano D. José de Medeiros Delgado, par ficar definitivamente em Cruzeta.
Antes da criação da paróquia, padre Ambrósio já havia feito uma ampliação na capela e construído altares. Depois de matriz, o vigário construiu a imponente torre. Antes de falecer, padre Ambrósio fez uma reforma geral no interior e na parte externa da igreja.
Matinha entre o povo uma disciplina modelar na igreja. Deixou-a bem servida de utensílios sacros, ornamentos, móveis e paramentos.
Externava uma fé inabalável no Santíssimo Sacramento, um zelo especial pela Santa Eucaristia. As paróquias regidas por ele destacavam-se pela frequência dos paroquianos a mesa eucarística.
No exercício religioso das noves primeiras sexta-feira, o incansável vigário chegava a atender sozinho, em confissão, cerca de 1.200 fiéis, ficando na igreja até meia noite e no dia seguinte, já às três horas da manhã, estava tocando fortemente o sino, a chamar os penitentes que quisessem receber dele, em nome de Deus, o perdão dos seus pecados; após, com aparente satisfação distribuía a Santa Comunhão. Só uma coisa o irritava neste ato de piedade, quando alguma senhora distraída ou alguma mocinha desatenciosa, cortava a fila que dava acesso a mesa da Comunhão. Todos deviam cantar os hinos religiosos na hora da missa com voz muito forte.
Sem nenhum amor a riquezas temporais, Cônego Ambrósio levou uma vida humilde e sem conforto corporal. Andava sempre com sua batina preta a flamejar ao vento nas ruas de terra batida da imponente vila. Seu temperamento forte foi muito apega as causas políticas. Chegou a ser candidato a prefeito da cidade de Florânea/RN, onde também foi vigário.
Detestava a anarquia, sob o ponto de pegar a próprio punho os deturpadores da ordem, retirando-os do meio onde devia reinar a disciplina.
Cônego Ambrósio Silva faleceu aos 57 anos de idade no dia 1º de dezembro de 1957, na cidade de Santa Cruz/RN, quando viajava para Natal à procura de recursos médicos, contra o terrível mal que eliminara sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário