domingo, 23 de maio de 2010


RIO GRANDE DO NORTE (Histórico)

O RIO GRNDE DO NORTE é um Estado da Região Nordeste do Brasil.
No século XV, povos do continente europeu tiveram notícia de umas terras que acreditavam ser bastante ricas em recursos naturais. Esses povos, principalmente os holandeses, franceses, espanhóis e portugueses, ficaram interessados nessas terras e em suas riquezas.
No dia 22 de abril de 1500 (século XV), uma esquadra portuguesa, comandada por Pedro Álvares Cabral, chegou à terra cobiçada por tanta gente.
Na divisão do Brasil em Capitanias Hereditárias, O Rio Grande do Norte ficou sob a responsabilidade do donatário João de barros que se uniu a Aires da Cunha para, juntos, tentarem colonizar a capitania. Quando as expedições colonizadoras chegaram a Capitania do RN encontraram-na habitada por duas nações indígenas: Tupi e Cariri. No litoral viviam os Potiguares, índios que faziam parte da Nação Tupi. No interior viviam os índios Janduí e Paiacú, que pertenciam a Nação Cariri.
Em 1597 os portugueses começaram a construir uma base militar sob a orientação do jesuíta Gaspar de Samperes. Essa base teve início em 06 de janeiro de 1598 e recebeu o nome de Fortaleza dos Reis Magos, a qual foi concluída no mesmo ano, passando a ser a sede administrativa do Governo da Capitania.
Distanciando-se da Fortaleza dos Reis Magos (Forte), construíram uma capela, hoje a antiga Matriz da Cidade Alta, e, junto com sua inauguração, no dia 25 de dezembro de 1599, fundaram a cidade de Natal.
O nosso Estado limita-se a LESTE e ao NORTE, com o Oceano Atlântico, a OESTE com o Ceará e ao SUL com a Paraíba. O RN, mesmo com uma área de mais de 53.000 Km², é um dos maiores estados nordestinos. As coordenadas geográficas nos mostram que estamos localizados no hemisfério sul - ocidental.
Fazemos parte de uma grande região, juntamente com mais oito estados. Estamos na esquina do nordeste, ou melhor, estamos a nordeste do Nordeste.
Somos uma porção significativa deste país ocupando 0,62% do território nacional. Também somos americanos, pois nosso País é parte da América do Sul. O RN no contexto sul – americano ocorre sofre mudanças de escala fazendo com que o nosso estado se mostre menor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário