sexta-feira, 11 de junho de 2010


AQUI ACONTECE SÃO JOÃO

ARRAIAL DOS TRÊS RIOS...

No ano de 1993, a secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte idealizam os resgates dos festejos juninos no município de Cruzeta, baseada em uma festa popular e que desse acesso a todos os cruzetenses de fazer parte da mesma.
A secretária de educação da época – Edineuza Monteiro de Medeiros – juntamente com uma brilhante equipe – a Srª Anaiza Monteiro, Ronaldo Macêdo, Márcia Monteiro, Maria Alves, Auzinete Monteiro, Adaúcia, Nalma Panema, Marluce de Bibi, Catarina, Ivonete Dantas Orlando, Manoel Divino, dentre outros arquitetam um grande arraial ao ar livre. Resolveram promover uma festa junina diferente. Em frente a matriz de Nossa Senhora dos Remédios, montou-se o arraial com bandeirolas, barracas ornamentadas, comidas típicas, enfeitaram o local. Surgia o 1º AQUI ACONTECE SÃO JOÃO.
Este evento serviu também de palco para exibição da primeira quadrilha estilizada do Rio Grande do Norte – ARRAIAL DOS TRÊS RIOS. A ideia da quadrilha junina parte do Pe. José Alves, Srª Cleide Mirian e Srª Eneide Brito, através da paraibana D. Creuza. Vindo do visinho Estado da Paraíba este novo estilo de dança e figurinos padronizados, chamou a atenção dos cruzetenses. Um ano depois, surge a quadrilha estilizada Arraial nas Estrelas.
Municípios vizinhos começaram a investir neste novo festejo popular e surge o concurso de quadrilhas estilizadas em Natal, capital do RN. O Arraial nas Estrelas atingiu o auge de tri-campeã do RN e figurou entre as melhores do Nordeste.
O brilho das quadrilhas cruzetenses sempre chamou a atenção de todos, até mesmo as mais simples que começaram a se organizar e criar um novo estilo de dança – A QUADRILHA ORGANIZADA – aquelas que padronizam figurino, mas mantém um pouco de coreografias tradicionais.

Quem não lembra?

ARRAIAL DOS TRÊS RIOS – 1993
ARRAIAL NAS ESTRELAS – 1994
ARRAIAL DO BAÉ – 1994
ARRAIAL DOS CASULINHOS – 1994
JESUS MENINO NO ARRAIAL – 1994
ARRAIAL DA 3ª IDADE – 2993
FUNCIONÁRIOS NO ARRAIAL – 1997
BALANCÊ JUNINO – 1999
ARRASTAPÉ DA CELINA – 2000
CIRANDA RODA VIVA – 2000
ARRAIAL FLOR DE LIZ- 2003
BALANCÊ DO SERTÃO – 2004

Atualmente, todos esses grupos de danças estão extintos, estando apenas pequenos grupos organizados as escola municipais e estaduais do município: Ana Assis de Medeiros, Cônego Ambrósio Silva, Joaquim Lopes Pequeno, Otávio Lamartine e grupo remanescente do Alto dos Remédios.
Em suma, o que foi um grande palco de cores e brilho, tornou-se uma fraca tradição no que diz respeito a investimento cultural no município.
No ano de 1997 com a construção da Praça de Eventos, em 1998 o Aqui Acontece São João passa a ser realizado na referida praça, onde está até hoje. Em 2004, A secretária de educação Cleide Miriam, juntamente com o Coordenador de Cultura Ronaldo Macêdo decide promover o 1º Concurso de Quadrilhas Estilizadas no município de Cruzeta. Muitas quadrilhas famosas se inscreveram e puderam participar deste evento, que atualmente ainda persiste. O evento, além de abrilhantar os festejos juninos, é um dos melhores do Estado em termos de premiação.

Um comentário:

  1. Oi ,Boa tarde, gostaria de saber se tem fotos ,videos da arraial nas estrellas e do arraial tres ríos

    ResponderExcluir