terça-feira, 1 de junho de 2010


NOSSAS PRIMEIRAS MORADIAS
Nossas primeiras habitações eram construídas de pau-a-pique (estruturas de varar recobertas com argila) erguidas pelos próprios moradores. Essas rudimentares arquiteturas se estendiam ao longo dos sítios aqui existentes antes da criação do nosso povoado, inclusive no Sítio Remédios pertencente ao Sr. Joaquim José de Medeiros.
Com o início da construção do nosso açude público, muitas pessoas de municípios vizinhos migraram para a nossa localidade a fim de progredir comercialmente. Surgiram então as edificações de alvenarias, lá pelos anos 20. Segundo Terezinha de Jesus Medeiros Góes, em sua monografia “Noções de Geografia e História do Município de Cruzeta”, o Sr. Francisco Gomes Filho foi o primeiro a construir uma casa; o Sr. Basílio de Cruzeta construiu a segunda e o Sr. João Gomes construiu a terceira residência. Nesta última funcionava, também, o primeiro hotel da cidade pertencente a Srª Josefa Gomes.
Em 1021 era traçada a planta da capela de N. S. dos Remédios, pelo Sr. Francisco Raimundo de Araújo. Os trabalhos de edificação duraram até o ano de 1923. A tardinha o povo que aqui residia, organizavam-se em procissão e executavam o carregamento do material que sira utilizado nos trabalhos da construção da capela. Estes materiais (pedras, areia, barro, tijolos e telhas), foram trazidos na cabeça de cada um, numa verdadeira romaria.
A madeira para a cobertura da igrejinha foi doada pelo Sr. Luiz Geraldo de Medeiros e veio de sua propriedade no município de Santa Cruz do Inharé, em costas de burros.
Prosseguiram as construções e o Sr. Joaquim José de Medeiros construiu sua casa de alvenaria no lugarejo. Atualmente a casa é desconstituída de sua originalidade interna, restando historicamente intacta apenas a fachada externa. A mesma fica localizada a rua Raimundo Bezerra coma a rua....
No ano de 1931, foi construído um pequeno mercado, atualmente o grande mercado público – que objetivava o acúmulo da feira livre – o mesmo está quase vazio sendo a feira livre realizada nos arredores do prédio.
Em 1935 deram-se início as construções do Grupo Escolar Otávio Lamartine, em homenagem ao fundador e chefe da Estação Experimental do Seridó. O primeiro livro de matrículas, foi aberto em 15 de janeiro de 1936 contando com um total de 146 alunos, assinado por Iracema Brandão de Araújo, primeira diretora.
Aos poucos a cidade foi crescendo, se desenvolvendo e pacato Sítio Remédios perdera a sua inquietude, tornando-se um grande povoado onde atualmente se faz uma bela cidade em desenvolvimento e voltada para o progresso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário