quinta-feira, 10 de junho de 2010

ORIGEM DOS FESTEJOS JUNINOS

De acordo com historiadores das tradições religiosas, OS FESTEJOS JUNINOS no Brasil têm origem agrária e remonta a antiga Europa pagã. Comemorou a mudança do solstício, a fertilidade da terra, a época das colheitas e homenageia Juno (deusa romana da fertilidade). Trazida para o Brasil como consequência da colonização portuguesa (1.500), resultou na aglutinação dos cultos pagãos às homenagens aos Santos Católicos: São José, Santo Antônio, São João e São Pedro. Existem ainda pessoas que incluem São Paulo nas comemorações, pois seu aniversário de morte acontece no dia dedicado a São Pedro.
A festa junina, que também podem ser denominadas ôjoaninas, tem São João, na tradição católica, como principal homenageado porque ele simboliza aquele que anuncia a vinda do Messias. Os demais Santos são homenageados nos seus dias específicos e tem grande influencia no devocionário popular.
Nos culto Afro brasileiro (trazidos pelos escravos da África), São José é o protetor da família e corresponde ao orixá Oxossi ou Odé; Santo Antônio, protetor dos pobres e casamenteiro, corresponde a Ogum; São João dono da festa, corresponde ao orixá Xangô; São Pedro, protetor da viúvas, dos pescadores, dono da chuva e chaveiro do céu, corresponde ao orixá Exú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário