domingo, 6 de junho de 2010




ORIGEM DA CAPELA E FESTA DE SANTO ANTÔNIO
A capela de Santo Antônio encontra-se na rua Manoel Martiniano de Medeiros no Bairro Santo Antônio e foi fundada em junho de 2000. Na época do governo municipal Geraldo Alves da Silva e do pároco Pe. José Alves da Silva, aforou o terreno que pertencia a prefeitura municipal, comprando duas casas que se encontrava ao lado do mesmo para que o projeto da capela fosse realizado.
Algo interessante está nos nomes dos antigos donos das casas os quais se chamavam “Antônio e Antônia”.
A escolha do padroeiro Santo Antônio tem motivo nos três Santos cultuados no mês de junho e por já existir a Capela de São Pedro no Bairro Alto dos Remédios e a Conferência Vicentina Santo Antônio no antigo Bairro Boa Vista (atualmente Bairro Santo Antônio).
O Pe. José Alves celebrou a primeira missa na planta da capela no dia 31 de junho de 2000 e a primeira festa foi realizada entre 10 e 13 de junho de 2001. Na oportunidade aconteceu festejos sociais como música ao vivo, serviço de bar, comidas típicas, dentre outros, com o objetivo de angariar recursos para o término da construção.
A capela aos poucos tomou forma e as paredes foram erguidas. Mesmo sem o teto, no dia 08 de março de 2003 a primeira criança fora batizada, o garotinho André Carlos de Oliveira Caiana filho do casal Antônio Caiana (cabo da PM) e Marlene Maria de Oliveira.
No segundo ano de sua festa (2002), o padroeiro ainda não contava com o seu Hino. O Pe. José Alves ao saber que a senhora Ambrosina Maria (moradora e colaboradora da capela), era conhecedora do Hino de Santo Antônio pediu que a mesma o cantasse aos presentes, fixando-se o feito. Atualmente o hino cantado por D. Ambrosina ecoa na voz de todos os fies da capela.
Entre os anos de 2003 e 2004 pouco se fez para que a capela fosse concluída.
No ano de 2006 uma grande equipe do ECC (Encontro de Casais com Cristo) mobilizou a comunidade do Bairro e cruzetenses a fim de levantarem recursos para a cobertura da capela. Entre os feitos, o grupo realiza a campanha da garrafa peti, permanência de um serviço de comida e bar na residência do casal Ninga Almeida e Marluce, aconteceu a 1ª Feirinha de Santo Antônio com vendas de comidas e bebidas e ainda, um grande brechó (na construção do Supermercado do Sr. Edimilsom) pela Companhia de Teatro Coisas da Terra. Toda essa renda foi totalmente revertida para a continuidade dos trabalhos de conclusão da Capela. Entre os anos de 2008 a 2010 acontece a noite dedicada aos motoristas, mototaxistas e ciclistas organizada pela Companhia de Teatro Coisas da Terra e Clubes de Motociclistas da cidade – (2008 teve-se a presença do M.G. Relâmpagos do Asfalto, em 2009 e 2010 a parceria ficou com o Mototribo Cariris e Formiguinha do Asfalto).
Muito já se fez a favor da casa de oração: a base principal da capela está pronta com bancos, altar, adornos, paramentos e nas laterais já fora erguido um salão para reuniões e festas sócias e um outro esta prestes a ser concluído onde será destinado para copa e cozinha. A capela está linda e muito bem dirigida pelos seus organizadores e comunidade do Bairro Santo Antônio.
Atualmente (ano de 2010) a brilhante equipe liderada pela Srª Lúcia de Titico, mais uma vez mobiliza a comunidade para mais uma grande festa dedicada ao padroeiro Santo Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário