sexta-feira, 11 de junho de 2010

FESTEJOS JUNINOS EM CRUZETA


Cruzeta sempre foi uma cidade pacata mais muito animada e forrozeira. No início da vila (1920), no mês de junho eram realizados os forrós pela zona rural – sítios, fazendas. Os Santos: Antônio, João e Pedro sempre foram homenageados com muita alegria, comidas típicas, como: pamonha, canjica, bolo preto, não podia faltar. O milho verde assado na fogueira era tradição, bem como o milho cozido.
Com a construção do Grupo Escolar Otávio Lamartine (1935), muitos eventos passaram a acontecer naquele lugar, inclusive os festejos juninos.
Os Festejos juninos ganharam uma grande proporção com a presença de visitantes através do famoso Forró do DNOCS, organizado pelo Sr. Ronaldo Gomes, e equipe, em honra ao saldo dos colonos ocorrido anualmente. No início esta festa era dedicada especialmente para as famílias de colonos. Com o passar dos tempos a festa tomou grandes proporções, chegando a ser um dos melhores eventos juninos do Seridó; (atualmente se faz extinta).
Muitas festas juninas aconteceram na antiga Cruzeta: Forró do São Pedro na quadra do DNOCS; Forró do Seuneca na quadra da extinta CNEC (atualmente EMCAS); Festa do Arraial na Escola Estadual Otávio Lamartine; Arraial da 3ª Idade do Grupo de Idosos.
No ano de 1993, A Secretária de Educação Edineuza Monteiro, juntamente com sua equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Ronaldo Macêdo, Marluce de Bibi, Márcia Monteiro, Auzinete Monteiro, Adáucia (falecida), Nauma Panema, Maria Alves, Orlando, Catarina, dentre outros) Criaram uma grande festa de rua _ O AQUI ACONTECE SÃO JOÃO, o qual se realizava em frente a Igreja de N. S. dos Remédios.
As escolas municipais e estaduais do município investiam pesado na decoração, quadrilhas, barracas, surgindo também neste mesmo ano a primeira quadrilha estilizado do Rio Grande do Norte – O ARRAIAL DOS TRÊS RIOS.
No ano de 1997, com a construção da Praça de Eventos Dr. Sílvio Bezerra de Melo, este evento passou a ser realizado na mesma. O supracitado ainda permanece vivo e tenta manter esta tradição que é um orgulho para os cruzetenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário