sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CRUZEIRO DAS ALMAS
Desde 1894 os Missionários Redentoristas se encontravam entre nós, evangelizando as regiões Sul, Sudeste e o Centro do Brasil. Em 1947 chegou a vez do Nordeste receber também a presença desses Frades..
A primeira tentativa de fundação de uma Comunidade Redentorista no Nordeste do Brasil havia acontecido em 1933, na cidade de Salvador. Deste modo, no ano de 1947, foi criado o Centro Missionário de Garanhuns que existe até hoje. A Equipe Missionária era composta por 04 missionários ativos e outros que ajudavam ocasionalmente. E assim permaneceu até os anos 70 quando se dissolveu. Os anos de 1947 a 1949 serviram de consolidação da fundação e da atividade missionária. A partir de 1949 a missão se consolidou e passou a ser o motor da expansão Redentorista em todo o Nordeste.
Na década de 50 são pregadas missões conjuntas com as Equipes de outras Províncias, e Estados Nordestinos.

Em andanças pelo Estado do Rio Grande do Norte, precisamente no ano de 1957, os Missionários Redentoristas passam pela cidade de Cruzeta pregando suas missões e fixando o amor divino através de uma marca de fé. Foi neste ano que os mesmos incentivaram a comunidade cruzetense a ampliar a capela e instalaram, em frente da mesma, um suntuoso Cruzeiro, intitulado “CRUZEIRO DAS ALMAS”, ou Cruzeiro de N. S, dos Remédios.
Em sua inauguração realizou-se procissão com a presença de Cônego Ambrósio Silva, os padres Redentoristas e a comunidade. Apesar da idéia dada pelos missionários o Cruzeiro fixou-se em frente ao Cemitério Público onde as pessoas poderiam fazer suas orações e pagar suas promessas, destacando-se no topo do mesmo um “galo” de madeira confeccionado pelo Sr. Marcos Ferreira.
No ano de 1986 o Cruzeiro foi arrancado do seu lugar de origem dando lugar ao asfalto que liga Natal a Caicó. Por alguns anos o Cruzeiro ficou esquecido e depositado em um depósito da Prefeitura Municipal quando em 31/12/1999 a Paróquia, juntamente com a Prefeitura, o reergueu dentro de uma arquitetura moderna de maneira esplendorosa, com base e escadarias, um altar e cobertura, respeitando sua originalidade. O Cruzeiro das Almas continua em frente ao Cemitério Público São João Batista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário