domingo, 14 de novembro de 2010

HISTÓRICO DA IMAGEM DE N. S. DOS REMÉDIOS - CRUZETA

Nossa Senhora dos Remédios, se reveste de um significado impar, trazendo-nos uma legitimidade com a identidade da Santa Remediadora dos males, defensora dos perseguidos, dos excluídos, mas, que são ricos em fé e esperança.
Depois que foi introduzida a devoção por Nossa Senhora dos Remédios, tanto em Portugal como na Espanha, no início do século XVIII, essa mesma devoção, se espalhou pelo continente do Novo Mundo, então subjugados pelos espanhóis especialmente na América Central e chega ao Brasil por intermédio dos irmãos da Santíssima Trindade, que acompanharam o Imperador D. João VI, quando este veio fugido de Portugal para o Brasil, o qual era devoto da Santa.
Com o início da construção do povoado (atualmente a cidade de Cruzeta), a vida espiritual de todos aqueles que passaram a povoar a cidade nascente foi sempre um cuidado especial. Com a construção da pequena capela (início de 1921), instituira-se a Santíssima Vírgem sob a invocação de N. S. DOS REMÉDIOS, para padroeira de Cruzeta, que congregava pessoas de várias outras cidades.
A primeira imagem de Nossa Senhora dos Remédios é de 1917, pertenceu ao casal Joaquim José de Medeiros e Isabel Romana de Medeiros. Era venerada no oratório da família juntamente com a imagem de São Joaquim. Em 1921 foi doada a capela do povoado. Na época o Pe. João soares Bilro deu a bênção a pequena imagem, ficando sob o zelo da Srª Maria Augusta de Jesus (D. Bida). Depois a imagem passou para a responsabilidade de D. Maria Josefina (Maroquinha de Medeiros) que levou a primitiva para a sua residência. Com a morte da mesma em 8 de junho de 1990, a pequena imagem ficou sob os cuidados de D. Santina Marta do Nascimento. Atualmente a imagem foi doada ao patrimônio (Igreja) de N. s. dos Remédios ficando ali permanentemente. 
A segunda imagem chegou a Cruzeta em 1935, onde foi inaugurado ao belo altar da capela sob as bênçãos do Pe. Walfredo Gurgel. Uma comitiva católica entre elas: D. Jacinta Veras, D. Maria Augusta de Jesus (D. Bida), D. Joana França, D. Sinhá de Dudú, D. Mariana Dantas, D. Paulina Santiago, entre outras, saíram na madrugada de 30 de maio de 1035, a pé, para a vizinha cidade de Acari, onde conduziram em andor a imagem de Nossa Senhora dos Remédios substituindo a primitiva. Em julho de 1936, o vigário Pe. Antônio de Melo Chacon manda erguer um belíssimo altar para acomodar a 2ª imagem da Vírgem dos Remédios, este demolido no ano de 1956.
A terceira imagem de Nossa Senhora dos Remédios (a atual) mede 1.70 cm de altura, chegou a esta cidade às 10 horas da manhã do dia 05 de setembro de 1955. Na matriz a expectativa de curiosos para ver de perto a abertura do caixote de madeira onde se encontrava a bela imagem da mãe de todos os cruzetenses. O caixote foi aberto na presença do então vigário Pe. Ambrósio da Silva, Ângelo Arcanjo Thomé, D. Alice Medeiros, Chico do Padre, Abílio Córdula, Paulina Santiago, Francisco de Assis Sales e Bibi (irmão de Seu Quinha). Para surpresa, a imagem não coube no nincho do altar, e para tristeza dos cruzetenses aconteceu à demolição do belíssimo altar (no ano de 1956), sendo substituido pelo simples altar de hoje.


Antigo altar, o qual foi demolido em 1956.

Segundo pessoas da época, aos pés da imagem de N. S, dos Remédios havia um cálice e uma cobra; diante das crianças amedrontadas o Pe. Ernesto da Silva Espínola mandou retirar os adornos no ano de 1958.

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Festa católica de data móvel. Honra especial dos cruzetenses a sua padroeira N. S. dos Reme´dios. No mês de outubro, o município se enfeita para receber as centenas de visitantes e filhos ausentes, no intuito de louvarem a Vírgem. Suas características são quase as mesmas das demais festas católicas da Região do Seridó. Acontece o novenário sendo que a última novena chamamos de noite maior, ou véspera da festa. É neste momento crucial que se reúnem todos em volta do altar da Mãe dos Remédios par agradecer e pedir graças. Em frente a matriz ocorrem momentos sociais como: jantares, leilões, bingos, dentre outras. Nas ruas, dezenas de barracas dão um colorido e brilho a noite. Milhares de santinhos, fitinhas, objetos eletrônicos, comidas e bebidas ilustram cada barraca. O intenso brilho das luzes do parque ofuscam a vista das crianças, que com alegria sobem e descem nos mais diversos brinquedos.
No dia seguinte, o qual chamamos de "O dia da Festa", e/ou encerramento, acontece a enorme procissão com a imagem da Santa pelas ruas da cidade, se encerrando com as bênçãos finais em frente a igreja e leitura do total financeiro arrecadado nas diversas atividades sociais relizadas.

Aspecto da Procissão.

VOCÊ SABIA?

Em 1958 a festa de N. S. dos Remédios não se realizou no mês de outubro, como tradicionalmente acontecia, por motivo da morte do Papa Pio XII, a festa foi adiada para o mês de dezembro?

A imagem atual da padroeira foi restaurada pelas Monjas Clarissas em 2004?
A imagem primitiva

Altar atual.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ela é minha madrinha de batismo, os antigos apadrinhavam os santos para seus filhos e papai me levava nas festa da santa e eu lenbro de fa zera oferenda para ela, colocava minha doação em, seu calice, nunca me esqueço

    ResponderExcluir